Projetos

RedeIFES@Ipê

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) foi criado pelo governo federal para desenvolver a competência nacional para inovação em comunicação digital. Instalado na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), as atividades do CTIC estão focadas, atualmente, na TV digital aberta, coordenando as atividades de grupos e laboratórios de pesquisa que estão desenvolvendo produtos e serviços a serem empregados no Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Conheça os projetos fomentados pela organização:

SIRDAI

O SIRDAI tem como objetivo desenvolver um sistema de recepção, que possa ser integrado aos terminais de acesso de TV Digital para receber até quatro sinais de um mesmo canal que chegam a uma antena através de reflexões. A meta é melhorar a cobertura do canal de TV digital em localidades com baixo nível de sinal, mesmo em regiões que possuem obstáculos geográficos que impedem a recepção (regiões de sombra). Assim, esses sinais de TV Digital são somados construtivamente no estágio de recepção dos terminais de acesso. Coordenado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), o projeto também está construindo um arranjo de antenas otimizado para coletar os sinais de forma independente, resultando em um sistema de alto desempenho, mesmo em condições adversas de operação.

SoC-SBTVD

Capitaneado pela Universidade de Brasília (UnB), o SoC-SBTVD busca simplificar o projeto dos terminais de acesso e aumentar a confiabilidade do sistema eletrônico por meio da integração dos principais módulos do receptor de TV Digital em uma única pastilha de silício. O resultado é que não haverá mais a necessidade de instalação de diversos chips nos aparelhos e os terminais terão suas dimensões reduzidas.

O projeto está implementando circuitos de alto desempenho para a decodificação dos sinais de vídeo e áudio, de demodulação e de processamento e gerência do terminal de acesso, a fim de reduzir os custos dos aparelhos receptores de TV digital de forma a torná-los acessíveis a grande parcela da população brasileira.

STB-SCAN

Este projeto tem por fim a criação de uma ferramenta de coleta de dados, para análise e monitoramento remoto de sinais de TV Digital, a ser introduzida nos terminais de acesso, transmitindo as medidas para uma central de pós-processamento.

Esses dados poderão ser utilizados como resposta em tempo real para providenciar ajustes na transmissão. Além disso, o sistema será capaz de auxiliar na elaboração de projetos e instalação de redes de TV Digital com uma maior precisão nos cálculos de predição de cobertura, considerando inclusive Redes de Freqüência Única – SFN, sem a necessidade de coletas de dados utilizando veículos. Do lado do telespectador, o sistema será capaz de emitir diagnóstico de instalação de TV nas residências e gerar estatísticas de audiência, sendo, ainda, um canal de comunicação com a emissora. O projeto tem a coordenação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

GingaRAP & GingaFrEvo

Gerenciado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o projeto GingaRAP e GingaFrEvo prevê as seguintes ações: criação de um conjunto de ferramentas de suporte a autoria e difusão de dados em conformidade com o middleware Ginga, camada de software padrão do SBTVD para interatividade; desenvolvimento do middleware Ginga para plataformas ligadas à Internet; e mecanismos para facilitar a instanciação do Ginga-CC (padrão do SBTVD que possibilita a exibição de objetos de mídias em JPEG, MPEG-4, MP3, GIF, etc.) em múltiplas plataformas, sistemas de comunicação e dispositivos.

O GingaRAP é composto por dois projetos de suporte à autoria de aplicações, que são o GingaSuite e o Ginga-WAC. O primeiro está desenvolvendo uma suíte de ferramentas integradas para autoria e difusão de dados em conformidade com o ambiente declarativo do middleware Ginga. O segundo, um conjunto de boas práticas para avaliação de acessibilidade de conteúdo e da interação para TV Digital.

Já o GingaFrEvo projeta avanços do middleware Ginga, preparando esta tecnologia para adaptações que virão a ser necessárias para enquadramento futuro em outras áreas, mercados, ambientes e tipos de dispositivos.

H.264-SETUP

Dirigido pela UnB, o H.264-SETUP busca desenvolver linhas mestras para a operação e configuração de sistemas de compressão de vídeo para o SBTVD. O intuito é adequar a configuração do H.264/MPEG-4 AVC, padrão de codificação de fontes de vídeo escolhido para a TV digital brasileira, de modo a obter vídeos de alta qualidade para as mais variadas condições de visualização (celular, alta definição etc.) e para diferentes tipos de conteúdo (telejornais, filmes, desenhos animados), usando a menor taxa de transmissão possível.

ALTATV


O ALTATV está formando uma rede temática de pesquisa sobre os terminais de acesso padrão para a TV Digital brasileira, a fim de contribuir para o desenvolvimento de receptores de baixo custo e interativos, já que a disseminação destes entre os usuários é que determinará o sucesso da implantação da TV Digital no Brasil.

O foco é desenvolver uma arquitetura aberta, livre e escalável para uma família de produtos, em conformidade com as normas vigentes do SBTVD. Liderado pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI), o empreendimento pretende disseminar conhecimentos e desenvolver padrões para os terminais de acesso, que possibilitarão ao usuário a utilização de novos serviços através da televisão, tais como operações bancárias (t-banking), aprendizado a distância (t-learning) e comércio eletrônico (t-commerce).

 

Fonte PDF RedeIFES@Ipê

 
criar site elevadores joomla barra funda itaquera hospedagem joomla hospedagem